sexta-feira, 8 de abril de 2011

Super Heróis CONTRA a Violência

Olá caros amigos... Desculpem estar sumido, trabalhando e estudando para concursos, sem falar de estar buscando formação humorística. Acabo ficando sem tempo para escrever. Sei que não é desculpa, pois quis assumir esse compromisso... Mas não se preocupem, vou me castigar por isso: chicotear-me-ei e não comerei mais cachorro-quente por um mês. Está bom assim? HAHAHA!!

Brincadeiras a parte pessoal, nessa crônica em especial não vou ser cômico e nem engraçado, desculpem mais uma vez, sei que gostam dessas características nos meus textos, mas dessa vez o papo terá que ser sério.

Nessa coluna, em especial, vou tratar sobre o mesmo assunto que meu colega blogueiro Diego "Cabirita” já tratou no texto abaixo. Sim, parece repetitivo, mas vou abordar um ângulo diferente, pois nós do “KHurto CirKHuito”, sentimos necessidade de nos manifestar sobre o ocorrido no dia 07 de abril de 2011 na cidade do Rio de Janeiro em Realengo, e com o decorrer da leitura vocês entenderam por quê.

Estava eu no referido dia, “twittando” de manhã (aliás sigam-me no twitter @CONGUINHO_PJ), quando observo que vários amigos do “twitter” começam a comentar sobre um tal assassinato em uma escola do Rio. Pasmo com a notícia, sem saber bem do que se tratava, procurei nas redes de TV e na internet alguma notícia, quando encontro, mais “cagaciado” fico.

Uma pessoa “sem cérebro”, entra numa escola dizendo que chegou para dar uma palestra, entra no prédio e começa a atirar com um revólver nos jovens que ali se encontravam. Matando 11 meninas e 01 menino, ferindo outros tantos segundo o site da “VEJA”, e logo após impedido de prosseguir por um sargento da polícia, se suicida.

O intuito desse texto não é contar o que, como ou o porquê do ocorrido, mas sim “sacudir” os brasileiros para essa realidade e tentar mobilizar a humanidade desse país CONTRA TODO TIPO DE VIOLÊNCIA. Pois muitas pessoas devem estar horrorizadas com o que aconteceu no Rio de Janeiro, mas acredite, algo muito parecido pode estar acontecendo ao seu redor e você não acredita que seja violência só por que ninguém morreu ou foi espancado.

Foi pensando assim que as Pastorais da Juventude da Igreja Católica do Brasil (PJ, PJMP, PJR e PJE), desde o ano passado, estão com a “Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens”. Pois todo mundo, ou uma grande parte das pessoas, fala que a juventude é o futuro do Brasil, a nossa esperança, mas outros muitos “batem” de frente com os jovens do nosso país e quase sempre de uma forma violenta.

A título de conhecimento, fazem 10 anos que trabalho com a juventude na PJ da minha Diocese de Uruguaiana/RS, e hoje realizo esse serviço como Assessor Pastoral da mesma Diocese. Lidando com vários e diferentes jovens, de diferentes grupos, de diferentes cidades e diferentes culturas, pude conhecer muitos atentados violentos contra a juventude e acreditem, uns quantos eu mesmo sofri.

Vou citar alguns exemplos de uma forma ampla sem dar nomes e contar as situações, para que se tenha claro que violência não é só fatos como o ocorrido no Rio de Janeiro:

Há casos sim de violência corporal, de baterem nos jovens e ameaçarem com armas, exigindo-os que façam algo, outros também de estupro, ou aproveitamento sexual, e sim, com certeza, considero esses fatos preocupantes. Mas esses casos, facilmente são identificados como violentos por todos, até mesmo pelos agressores. O que me intriga é que existem outras situações violentas que pouco tem repercussões na mídia e consequentemente no povo.

Por exemplo, a falta de oportunidade no mercado de trabalho só por que não possuem experiência, humilhações sofridas por “bixos” ao entrarem nas universidades, desprezos e atentados a dignidade aos jovens que ingressam ao serviço militar obrigatório, até mesmo uma “bateção” de boca, por mais inofensiva que pareça. E o famoso "bullying" tão clichê nos dias de hoje, mas muito ocorrido nas escolas, núcleos sociais e até mesmo nos meios religiosos, isso é fato só não vê quem é cego para o mundo ou ignorante.

Tendo analisado isso, fica uma pergunta: “Bom se isso é verdade Giovani, o que fazer para deter tantos atentados violentos?”

Sozinha, meus amigos, uma pessoa perdida lutando contra tudo isso, com certeza nada poderá fazer, mas juntos... “A LA PUTCHA TCHÊ” (bordão do gaúcho que manifesta grandiosidade). Ainda mais se encaramos essas situações e até mesmo a nós como “SUPER HERÓIS” ou “SUPER HEROÍNAS”.

Podemos usar os nossos GRANDES PODERES lutando contra esse VILÃO chamado violência. Denunciando, não compactuando com essas ações, não se omitindo diante dessas covardias, abrindo as portas para a juventude, preparando e dando formação necessária para que esses jovens estejam prontos para encarar essas realidades tristes e tentando de todas as formas, reprimir toda pessoa que pratica atos violentos conscientes ou inconscientes.

Não é fácil, disso eu e meus colegas blogueiros que também são militantes da Pastoral da Juventude, sabemos muito bem. Há anos lutamos em prol da juventude e nos deparamos com realidades horrorosas. Mas desistimos? Não, jamais, esse é outro super poder de um PJoteiro e toda aquela pessoa que trabalha no social e em prol do mesmo (ONGs, Grupos Sociais, Pastorais, Institutos, etc.).

Então meus amigos, sejamos humanos e façamos alguma coisa para que esse mal chamado violência, aos poucos perca força. Nesse texto, me referi a penas sobre violência contra a juventude, sei também que existe vioência em todos os meios e que já está “instalada” nesse mundo e parece cada vez mais forte.

Por isso peço, trabalhemos para extinguir a violência e que tenhamos na cabeça que para cada 1 ato violento, ou 1 ser humano violento, devem existir 10 ações de bom coração e 10 pessoas trabalhando pela paz. Pelo menos que nós façamos a nossa parte...

CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS!!!




Giovani Moreira
Professor licenciado em Letras.
Contista, cronista, humorista, gremista, e alguma coisa mais com "ista".
Apaixonado por comédia STAND-UP (estudando muito para isso!) e também por teatro.
Um católico que não nasceu neste mundo só para "mamar na teta", mas para fazer a diferença.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/CONGUINHO_PJ



2 comentários:

  1. Concordo plenamente Giovani, e obviamente a PJ e outros movimentos de jovens são uma das formas mais eficientes de começar a mudar isso. "Uma andorinha só não faz verão", se os "adultos" muitas vezes não dão importância para problemas que para os jovens são importantíssimos então nós mesmos precisamos fazer isso por nós mesmos e por nossos irmãos!

    Ps.: to AMANDO o blog ^^ sou fã vcs sabem ^^ BJS

    ResponderExcluir
  2. Giovani Adorei a foto Cagando!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...