quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cadê nosso dinheiro?

Mais um mês em que a arrecadação do Governo com impostos é recorde!

Isso já não é mais nenhuma novidade. Novidade será quando houver um recorde de investimentos em saude, educação, segurança, saneamento, habitação.

É bastante interessante como cada vez mais os governos pelo Brasil afora arrecadam mais e mais valores em impostos e taxas, porém cada vez menor é o investimento em áreas de fundamental importância para a sociedade.

Tudo passa pelo contexto histórico do Brasil, sendo um país colonizado pelos portugueses, onde desde sempre a "colônia" (Brasil) teve de mandar suas riquezas para o Império (Portugal). Hoje, a colônia somos nós,  o povo que paga os impostos, e o império é o governo. Tal como nos primórdios tempos de nossa colonização, de tudo que a colônia envia ao império, um valor ínfimo retorna em benefícios à colônia.

E assim vamos nós, colônia, tentando sobreviver com as migalhas deixadas pelo nosso "governo-império", que na minha visão, enxerga o povo simplesmente como quem deve sustentar seus gastos indiscriminados.

Além disso, temos um outro fato: a corrupção, que todos os anos suga milhões de reais, talvez bilhões. Você sabe de onde vem esta grana que os nossos representantes "muy amigos" fazem simplesmente sumir dos cofres públicos? Esse dinheiro está no IPTU, IPVA, IPI, IRPF, IRPJ, além de todos os outros impostos, tributos e taxas a que somos submetidos quando precisamos de um documento, uma licença, um alvará, ou mesmo quando compramos um automóvel, motocicleta, roupas, bebidas, e mesmo alimentos e outras necessidades básicas.

No meu ponto de vista, a corrupção é fruto da sociedade em que vivemos, pois quando um político qualquer desvia milhões de reais do governo, ficamos indignados, mas na prática nada fazemos. Será por que na verdade admiramos este político pelo fato de ele ter sido "esperto" e conseguido milhões de reias de forma fácil, e se fôssemos nós na mesma situação, faríamos o mesmo? Não quero julgar ninguém, muito menos você leitor, que está acompanhando este texto, mas isso é apenas uma reflexão.

Enquanto não houver mais indignação, vontade de efetivamente mudar, o povo continuará à mercê dos "representantes", que na verdade em sua maioria, buscam apenas representar a si mesmos. Mas acredito que isso é uma questão cultural, não apenas de nossos políticos, mas de toda a nossa sociedade. Mas isso é tema para um outro texto.



Diego Moreira

Administrador, empresário e aspirante a palestrante.
Apaixonado por Carnaval, música, cerveja e mulher (não necessariamente nessa ordem!). É torcedor fanático do Colorado e da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Acredita no potencial humano, porém anda um pouco desacreditado com a humanidade como um todo.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/Diego_Cabirita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...