quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PITACOS DO CABIRITA - Caso Valdomiro dos Santos: o colapso do Estado

O aposentado Valdomiro dos Santos, que morreu no Rio de Janeiro, foi mais uma vítima do colapso em que se encontra o Estado. E quando me refiro a Estado, não estou dizendo o estado do Rio de Janeiro, mas sim ao Estado Brasil, como Instituição, conjunto de União, Estado e Município.

O aposentado foi vítima do Estado duas vezes: a primeira, quando ao entrar por engano em uma favela, foi baleado por bandidos ao tentar sair do alcance dos marginais, e a segunda vez, quando esperou por quase vinte e quatro horas por uma vaga na UTI de algum hospital público do Rio de Janeiro.

O aposentado só foi baleado por que não havia, e nem existe segurança, um dever do Estado, que em muitos lugares não consegue manter a lei e a ordem devido ao sucateamento das armas e veículos, bem como das instalações das polícias. Isso sem falar nos presídios superlotados, em condições desumanas, que ao invés de fazer seu papel de reestruturar o ser humano, hoje nada mais são do que uma fábrica de bandidos cada vez mais perigosos para a sociedade e mentalmente desequilibrados.

E após ser baleado, ficou esperando por uma UTI quase vinte e quatro horas, o que é inadmissível, ainda mais se lembrarmos da carga tributária que somos obrigados a pagar, recebendo este tipo de "saúde" em contrapartida. Embora a Central de Regulação de Leitos do Rio de Janeiro diga que há leitos em UTI's suficientes, por quê o aposentado não foi designado para um desses leitos? Pelo simples fato de que não havia! A calamidade da saúde no Brasil é clara e inapelável! Semanas para conseguir uma consulta pelo SUS... Um exame então, nem se fala... Meses pra esperar... Até o exame ser realizado, ou o paciente já melhorou sozinho ou o paciente morreu!

Esta, meus amigos, é a situação dos serviços públicos no nosso Brasil. E estamos falando apenas da segurança e da saúde. Se formos falar de saneamento básico, habitação, transportes, cidadania, lazer, escreverei um post gigantesco!

E assim seguimos, como bons brasileiros, apesar do colapso do Estado, que deveria prover tudo isso, continuamos acreditando e tendo esperança. Mas ter esperança sem ação de nada adianta! Enquanto os verdadeiros cidadãos brasileiros não se indignarem, essa situação persistirá e continuaremos assim: BRASILEIROS BOBÕES, ESPERANDO ALGUÉM FAZER ALGO POR NÓS...


Diego Moreira
Administrador, empresário e aspirante a palestrante.
Apaixonado por Carnaval, música, cerveja e mulher (não necessariamente nessa ordem!). É torcedor fanático do Colorado e da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Acredita no potencial humano, porém anda um pouco desacreditado com a humanidade como um todo.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/Diego_Cabirita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...