sexta-feira, 6 de maio de 2011

FALTA DE FAMÍLIA

Nossa sociedade está entrando em colapso.

Alguém já se perguntou o porquê de tanta violência, tanta falta de educação, falta de consideração, e outras coisas?

Na minha visão, a nossa sociedade somente está neste estágio por causa da família. Ou melhor, pela falta da família.

Você pode me perguntar: Mas como assim falta de família?

E eu respondo! Para mim é uma questão simples. Deixamos de viver em comunidade (temos de viver assim para o bom andamento da sociedade), e a família é a primeira comunidade onde vivemos, e onde temos as primeiras noções e ensinamentos sobre valores, ética, honestidade, etc.

Como maior exemplo hoje sobre o que falo, temos o casamento. Algo que deveria ser para a vida inteira, dura, algumas vezes, meses, ou poucos anos. E agora quem pergunta sou eu:

Como se desenvolve uma criança com pais separados? Não que os pais separados não tenham condições ou capacidade de criar seus filhos, mas acontece que se perde aquele referencial que você e eu temos de família, de convivência, de respeito ao espaço do outro, da referência de respeito e partilha com o próximo.

Hoje casar é muito fácil. E se separar é mais fácil ainda. Também tenho uma teoria sobre isso. Pergunte a qualquer jovem de 16, 18 ou 20 anos, quando ele pretende casar. A maioria das respostas será algo do tipo "depois que eu tiver uma profissão e estabilidade financeira, uma casa ou um carro" e coisas do tipo. Ninguém se importa mais de achar a pessoa certa, mas sim de ter o "tempo" certo. Temos que ensinar aos jovens que o amor não tem tempo.

Então, estes jovens se casam já com a vida relativamente construída. Mas não é mais como antigamente, quando um casal recém casado começava sua vida matrimonial do zero, quase sempre em uma casa alugada e com poucos móveis. E esses casamentos é que duraram (e duram) 40, 50 anos ou mais.

Hoje não se constrói nada junto. Quando casamos, ou casarmos, já teremos construído a nossa vida. Fica muito mais fácil se separar, não há uma história construída, pois cada um já tem a sua história. O bonito de um casamento é exatamente a construção de algo em conjunto, pois é exatamente isso que constrói uma base sólida para que uma relação possa durar algumas décadas.

Como eu disse, existe uma falta de família, que está se refletindo na nossa sociedade, e consequentemente na nossa vida. Será que ainda dá tempo?


Diego Moreira
Administrador, empresário e aspirante a palestrante.
Apaixonado por carnaval, música, cerveja e mulher (não necessariamente nessa mesma ordem!), é torcedor fanático do Colorado e da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Acredita no potencial humano, porém anda um pouco desacreditado com a humanidade como um todo.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/Diego_Cabirita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...