segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Magia do Carnaval... E o Lado Nem Tão Mágico Assim...

Este que vos escreve é um apaixonado por carnaval. A partir de hoje, até a data do carnaval, escreverei também uma vez por semana sobre o tema.

No último domingo aconteceu em Uruguaiana, no Parque Dom Pedro II (Parcão) o lançamento oficial da CD do carnaval 2011, com os sambas das oito escolas do Grupo Especial. Foi um show à parte tanto do público quanto das escolas.

Vamos falar primeiro da parte mágica. Somente o carnaval consegue a proeza de reunir quase dez mil pessoas (isso mesmo, tinha gente pra chuchu!) em pleno domingo à noite até à meia-noite! Uruguaianense é um povo carnavalesco, desde a chegada da "tal" folia com os fuzileiros vindos do Rio de Janeiro, ainda na primeira metade do século passado.

A mágica do carnaval é justamente de poder transformar um povo lutador e trabalhador o ano inteiro no centro das atenções. Apesar dos pesares, a luz dos holofotes se volta a estas pessoas que levam as suas escolas de samba nas costas, com o suor de um ano inteiro de trabalho, bordando, pintando, esculpindo, soldando, cantando e sambando como bons brasileiros que não fogem da luta.

E é durante o desfile, naqueles minutos dentro da passarela, que podemos esquecer quem somos, quanto dinheiro há em nossa conta bancária, nosso pequeno salário, enfim, nossos problemas. Neste intervalo de tempo podemos ir para outra "dimensão", onde o prazer de cantar, sambar, desfilar e sorrir é a única preocupação. Essa é a magia do carnaval! Fazer com que pessoas comuns o ano inteiro possam ser extraordinárias, pelo menos dentro da avenida.

Bom, agora, o lado nem tão mágico do carnaval. Com a proporção que o carnaval de rua tomou, ele virou negócio. Muito dinheiro gira em torno dos desfiles. Já assim há um bom tempo no Rio de Janeiro e em São Paulo. E em Uruguaiana há poucos anos começou a ser assim. Quando isso acontece, temos que aproveitar as potencialidades que o evento gera. Para tanto, devemos profissionalizar as coisas, como em qualquer empresa, por exemplo.

O carnaval de Uruguaiana já cresceu muito, mas parece que em 2010 deu uma freada. Não cresceu, mas também não diminuiu. A tendência é que este ano seja a mesma coisa. Mas porque? Pelo simples fato de que o carnaval uruguainense tomou grandes proporções, em muito devido a ser "fora de época", além, é claro, da qualidade de suas agremiações.

Uruguaiana tem uma estrutura defasada para o tamanho de sua folia de momo. Já está na hora de se fazer um projeto de uma praça de eventos, que também serviria como sambódromo, bem como algo no estilo "cidade do samba" do Rio de Janeiro.

Uruguaiana já tem capacidade de ter seu desfile do Grupo Especial transmitido pela televisão (como no ano passado, mas em virtude dos atrasos, acho difícil esse ano!). Porém tudo passa pela profissionalização. As escolas já estão se profissionalizando, contratando profissionais do Rio de Janeiro como intérpretes, mestres sala, porta bandeiras, carnavalescos, figurinistas e até diretores de carnaval. Mas está na hora da organização ser mais profissional.

Evitar os "famosos" atrasos", seguir o regulamento, instalações mais confortáveis para o público, e na minha visão, o ponto principal: ter contratos de publicidade. Ganhar dinheiro com a folia, e repassar esta grana para as escolas, fomentando assim o crescimento sustentável do nosso carnaval. E não repassar a "bufunfa" somente para as grandes escolas. Todos sabem que hoje Uruguaiana tem apenas três escolas de samba consideradas "grandes": Cova da Onça, Ilha do Marduque e Os Rouxinóis. Mas no Grupo Especial são oito escolas. Todas tem potencial de crescimento. E deve-se dar até um pouco mais de subsídios para as pequenas escolas do Grupo de Acesso, para que entrem na disputa pelo menos em condições de igualdade com as outras escolas, se não fica naquela: sobe num ano, cai no outro!

Também poderia se criar um fundo para fomentar a criação de novas escolas em regiões que não possuem sua "própria" escola de samba, como por exemplo a zona sul da cidade, ou o bairro Santo Inácio, DNER, Proficar e outras localidades que tem potencial, basta incentivo.

Claro que sempre deve haver a fiscalização e prestação de contas, pois inclusive há dinheiro público em jogo! A prefeitura gasta mais de um milhão de reais na montagem da Avenida Presidente Vargas. Poderia se fazer uma PPP e construir a tal praça de eventos que já comentei.

Bom povo, se deixarem, eu fico até amanhã escrevendo sobre carnaval e minhas idéias "mirabolantes". Tenho idéia até para melhorar a concentração... Mas acho que no fundo, o que não permite que o carnaval continue crescendo por enquanto (espero que só por enquanto!) são as vaidades e os egos inflados. Infelizmente!

A partir da próxima semana, começo a escrever uma série de posts falando sobre cada uma das oito escolas de samba do Grupo Especial de Uruguaiana. Fiquem ligados! O carnaval começou no Blog KH!


A propósito:

- lamentável o incêndio que ocorreu na cidade do samba, afetando as escolas de samba Grande Rio, Portela e União da Ilha do Governador. Trabalho de um ano que terá de ser refeito em um mês... Será que elas conseguem? Vamos ver o que a LIESA decide para este carnaval carioca.

- este ano não haverá rebaixamento no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro.

- lamentável também o acidente do piloto polonês de Fórmula 1 Robert Kubica. Porém, pode ser a chance que Bruno Senna esperava para galgar uma vaga nesta temporada entre os pilotos titulares.

- nunca imaginei que o Lula fosse criticar os sindicatos. Mas sim, ele chamou os sindicatos de oportunistas ao defender a presidente Dilma da pressão sobre o valor no salário mínimo. O que faz a política... Ou a politicagem?


Por Diego Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...