sexta-feira, 25 de março de 2011

Esquenta BATIRIA - Primeira noite de desfiles

Não gostaria de falar isso, mas a desorganização, e principalmente o desrespeito com o público, continuam no Carnaval de Uruguaiana. Começo este Esquenta BATIRIA falando isso porque ontem, na abertura do carnaval fora de época de Uruguaiana, os desfiles começaram com pouco mais de duas horas de atraso. O motivo? Segundo foi informado, a corte teve problemas "logísticos" para chegar à passarela do samba. Fica a pergunta: como é possível ter "problemas logísticos" em Uruguaiana, uma cidade média de 130 mil habitantes que nem trânsito considerável tem?

Bom, falando dos desfiles em si, vamos ver o resumo das escolas que passaram ontem pela Avenida Presidente Vargas. Sempre lembrando que meus comentários são feitos a partir da visualização que tenho no camarote, situado na parte final da passarela (lembrando ainda que desfilo em duas escolas: Imperadores do Sol e Bambas da Alegria).

Amanhã postaremos o parecer dos desfiles da segunda noite, e segunda os comentários sobre os resultados e posteriormente analisaremos tudo sobre o Carnaval.


E.S. AMIGOS DA COMUNIDADE

A escola de samba mirim foi a primeira agremiação a desfilar no carnaval 2011 de Uruguaiana. Com bastante alegria e empolgação, as crianças animaram o público mesmo com uma rápida chuva fraca, que parou de cair durante o desfile.



ALIANÇA DO SAMBA

A escola estreante na disputa de Grupo de Acesso entrou na Avenida Presidente Vargas por volta 23:30hs. O público recebeu a agremiação de forma animada, em pé e cantando o refrão do samba da entidade, que busca a primeira participação no Grupo Especial.



E.S. MOCIDADE INDEPENDENTE DA VILA JÚLIA

A escola simplesmente não compareceu ao seu desfile. Mais uma falta de respeito com o público, e além do mais, com a própria seriedade do espetáculo, uma vez que a entidade recebeu verbas da Prefeitura (como todas as outras) e não apresentou seu desfile. Os órgãos públicos deveriam exigir uma prestação de contas das escolas, pois há dinheiro público envolvido.


S.R.C.C. IMPERADORES DO SOL

A Imperadores do Sol entrou na passarela buscando permanecer na elite do carnaval uruguaianense. A escola, que vem se auto afirmando nos dois últimos carnavais e cada vez mais consegue realizar desfiles com aspectos técnicos.

A entidade está na luta para manter-se no elite do Carnaval de Uruguaiana no próximo ano.

De forma geral, o desfile foi tranquilo, sem maiores problemas aparentes.

Bateria: não comprometeu, mas poderia ser mais criativa nas bossas; deve perder alguns décimos.
Samba enredo: samba com ritmo agradável e refrão fácil, que contagiou o público; sem maiores descontos.
Harmonia: muitos componentes não cantavam o samba; a harmonia do carro de
som foi satisfatória.
Evolução: aparentemente, sem maiores problemas; apenas alguns espaços entre alas que podem comprometer as notas.
Enredo: bastante abstrato, pois trata da música brasileiro como um todo; pode se tornar de difícil compreensão para os jurados.
Conjunto: sem maiores problemas.
Alegorias e adereços: em relação ao ano anterior, as alegorias deram um salto de qualidade, mas notei algumas falhas de concepção e acabamento que podem comprometer.
Fantasias: em sua maioria bem acabadas e bem concebidas, porém um pouco
abaixo do que se espera para o Grupo Especial.
Comissão de frente: fantasia criativa, porém deixou a desejar na performance e movimentos.
Mestre sala e porta bandeira: sem maiores problemas.
Abre alas: foi o carro mais imponente e melhor trabalhado da escola, com destaque para as esculturas; pequenas falhas de acabamento.



S.R.C. APOTEOSE DO SAMBA

Assim como a Imperadores do Sol, a Apoteose do Samba busca permanecer na elite do carnaval em 2012.

A escola realizou um bom desfile no seu retorno ao Grupo Especial, e a expectativa é que na segunda apresentação a Apoteose venha mais compacta ainda.

De forma geral, o desfile ocorreu sem maiores dificuldades.

Bateria: não comprometeu; teve bom andamento com destaque para o trabalho do surdo de terceira da bateria do mestre Samuca; poderia ser mais ousada.
Samba enredo: samba bem ritmado e bom de ouvir e cantar; refrão forte; sem maiores descontos.
Harmonia: alguns componentes não cantavam o samba; a harmonia do carro de som foi ótima com a voz de Leonardo Bessa.
Evolução: aparentemente, sem maiores problemas.
Enredo: um pouco abstrato por tratar do misticismo, porém de razoável compreensão ao se traduzir as origens do misticismo.
Conjunto: sem maiores problemas; apenas diferenças entre as fantasias, algumas possuíam bastante luxo e outras alas pouco ou nenhum luxo.
Alegorias e adereços: bem trabalhadas, porém pequenas; pode comprometer a nota final.
Fantasias: na maioria das alas, bem trabalhadas e com certo grau de luxo, porém algumas alas notou-se a falta de plumas, penas e etc.; pouco abaixo do que se espera para o Grupo Especial.
Comissão de frente: dentro do contexto do enredo; coreografia bem trabalhada, porém houveram pequenas faltas de sincronismo.
Mestre sala e porta bandeira: sem maiores problemas.
Abre alas: por ser um quesito, poderia ter sido mais trabalhado e melhor aproveitado; dificilmente tira 10.



E.S. DEU CHUCHA NA ZEBRA

Com sérias dificuldades para fazer seu carnaval, uma das escolas de samba mais tradicionais de Uruguaiana mostrou muito pouco para quem almeja reconquistar presença entre as três primeiras do carnaval.

Se antes a agremiação garantia sua presença no Grupo Especial com seus desfiles, esse ano ela irá brigar para permanecer na elite em 2012.

De forma geral, o desfile se deu sem maiores dificuldades, porém o nível das alegorias e fantasias foi sofrível comparado a outros desfiles da "Namoradinha do bairro Santana.

Bateria: o único ponto alto da escola; deve ser um dos únicos quesitos 10.
Harmonia: alguns componentes não cantaram o bom samba; o carro de som foi satisfatório.
Evolução: criou-se um "buraco" de aproximadamente 50 metros quando o casal de mestre e porta bandeira apresentou-se ao segundo módulo de jurados e a escola prosseguiu em ritmo normal de desfile, erro infantil que custará perda de pontos; correria na escola para "tapar" o referido buraco.
Enredo: o enredo cultural por si foi bem desenvolvido, com foco; enredo de fácil assimilação.
Conjunto: a escola pecou nas fantasias, alegorias e harmonia; quesito muito prejudicado.
Alegorias e adereços: bem abaixo do que se esperava; alegorias de nível de Grupo de Acesso.
Fantasias: fantasias muito simples; pela simplicidade, a percepção do enredo pode ficar prejudicada.
Comissão de frente: outra boa surpresa; dentro do contexto do enredo, coreografia bem trabalhada, entrega dos participantes; pequenas faltas de sincronismo na coreografia.
Mestre sala e porta bandeira: ótima apresentação.
Abre alas: assim como as outras alegorias, bem abaixo do padrão de Grupo Especial.



E.S. UNIDOS DA ILHA DO MARDUQUE

O sonho do Beija-Flor acabou para a Ilha do Marduque. A escola que sempre realiza desfiles técnicos, dessa vez deixou muito a desejar. Em termos de fantasias, alegoria, harmonia e animação foi tudo perfeito, porém um defeito no segundo carro fez com que a escola perdesse tempo, além de alas terem passado a frente do carro com problemas, o que desconfigurou praticamente todo o desfile da escola.

Uma das favoritas ao título, a escola do bairro Mascarenhas de Moraes está longe de conseguir o campeonato de 2011.

Bateria: mais uma vez a bateria do mestre Renatinho está de parabéns; tudo perfeito, o 10 deve vir com naturalidade.
Samba enredo: o samba parecia difícil de cantar, mas cresceu na avenida; Jorginho da Beija-Flor soube cadenciar o ritmo.
Harmonia: apenas alguns componentes não cantavam o samba; no carro de som tudo correu normalmente.
Evolução: perfeita atá a quebra do segundo carro; a escola correu para terminar o desfile a tempo; pequenos buracos; impossível alcançar o 10.
Enredo: de fácil compreensão; porém ficou confuso após a quebra do segundo carro, quando alas passaram à frente do mesmo.
Conjunto: bom, porém atrapalhado pela quebra da alegoria.
Alegorias e adereços: muito bem acabadas; destaque para as esculturas dos carros alegóricos.
Fantasias: bem trabalhadas, dentro do contexto do enredo; sem maiores problemas.
Comissão de frente: boa coreografia; boa utilização do elemento alegórico; força; sincronismo; detalhe que a fantasia é a mesma da comissão de frente de Beija-Flor em 2009.
Mestre sala e porta bandeira: sem maiores problemas.
Abre alas: carro bem trabalhado, bem esculpido, detalhe para as esculturas.



Crédito das fotos: clicrbs e site Samba Sul (www.sambasul.com)

Diego Moreira
Administrador, empresário e aspirante a palestrante.
Apaixonado por carnaval, música, cerveja e mulher (não necessariamente nessa mesma ordem!), é torcedor fanático do Colorado e da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Acredita no potencial humano, porém anda um pouco desacreditado com a humanidade como um todo.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/AdmDiegoMoreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...