terça-feira, 1 de março de 2011

Sociedade... Será?

Não entendo como liberam um maluco, como o que atropelou vários ciclistas em Porto Alegre, para dirigir um automóvel. O carro, nas mãos de pessoas assim, se torna uma arma. Um indivíduo que não possui controle emocional para lidar com uma situação destas, deve andar de ônibus!

Mas na verdade, esse é apenas o reflexo de uma cultura que está se instalando em nossa sociedade. Hoje não existe mais noção de coletividade. O EU impera! Tempos atrás, para que eu estivesse feliz, o mundo teria que estar feliz (vide, por exemplo, os anos setenta)! Mas hoje ocorre o contrário: para o mundo estar feliz, EU tenho que estar feliz!

Isso não existe. Estamos mergulhados num lago de egocentrismo, enterrados até o pescoço na lama do individualismo! Os outros são os outros, o que importa sou EU! Dane-se o mundo, desde que EU consiga o que EU quero. Este é o pensamento da grande maioria de nossa sociedade. Aliás, isso que vivemos hoje é uma sociedade?

PESQUISA NO GOOGLE - define: sociedade - é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum.

Agora me respondam: no mundo de hoje, qual é o objetivo comum que temos?

Deixamos de viver em sociedade há muito tempo. E não culpo as pessoas por serem assim. Muitas vezes acontecem casos que realmente nos fazem pensar: poxa, pra que ajudar os outros? Vou citar um exemplo que aconteceu comigo.

Como bom uruguaianense encravado nos confins do Rio Grande do Sul, quase todo domingo à noite o programa é tomar um bom, velho, verde e amargo chimarrão na praça Barão do Rio Branco. Pois bem, em um destes domingos por aí afora, estava eu sentado, seivando um amargo pura folha flor de topetudo, quando chega um rapaz, me abordando da seguinte maneira: moço, o senhor não teria algo para me ajudar? Tenho um filhinho de um ano que toma um leite especial, e eu estou sem trabalho. Cada lata do leite custa R$ 20,00, e eu já consegui R$ 12,00. O senhor tem algo pra me ajudar?

Infelizmente (ou felizmente) eu não tinha uma moeda sequer (sabem como é... Era fim de mês e tal...). Muito bem...

No próximo domingo, o mesmo rapaz me aborda na praça dizendo o seguinte: senhor, eu sou de Ijuí, vim pra cá atrás de emprego, mas não consegui nada (quase ri na cara dele... Quem é que vai para Uruguaiana para conseguir trabalho?!), e agora eu quero voltar pra Ijuí, pra casa da minha mãe... O senhor teria alguma coisa pra me ajudar?

Eu até tinha (já tinha virado o mês), mas achei estranho ele pedir dinheiro para um leite especial do filho num domingo, e no outro já querer voltar pra Ijuí... Mas tudo bem...

Mas a gota d'água foi no outro domingo. O mesmo rapaz me abordou novamente e me disse assim: moço, o senhor teria um trocado pra me ajudar? Eu preciso comprar o meu remédio pra pressão e tô sem trabalho...

Claro que não ajudei! Ou esse cara é um desgraçado (só acontece coisa ruim na vida dele!) ou é alguém que não quer trabalhar mas quer viver às custas da boa vontade dos outros (acredito muito na segunda opção). Esse tipo de coisa que mata nosso espírito de sociedade.

Sinceramente, eu acredito no potencial humano, mas ando desacreditado com a humanidade (se é que ainda podemos ser chamados de humanos!).


A propósito:

- CBF é multada em R$ 160 milhões pelo escândalo da máfia do apito (lembram de 2005? Edilson Pereira, Ricardo Teixeira?). R$ 160 nilhões é o preço do título brasileiro que foi surrupiado do Internacional. Porém, os condenados ainda podem recorrer (eita Brasil!).

- os irmãos de Paula estão proibidos de ir ao paredão do BBB. Tudo por causa dos desentendimentos entre ela e Diogo dentro da casa (nem sei porque ainda falo do BBB aqui!).

- atropelador dos ciclistas se apresentou à polícia em Porto Alegre. Vamos ver se será tomada uma atitude ou continuará tudo na mesma (sei que irá ficar tudo na mesma, no máximo algumas cestas básicas... Deixo aqui o registro do meu protesto contra essa Justiça injusta e morosa do nosso país).

- Alonso teria sabotado Hamilton em 2007, segundo biografia de Bernie Ecclestone (que babado!).

- mais um fora: Palmeiras vai negociar as transmissões de seus jogos fora do Clube dos 13.

- ainda esta semana: Esquenta BATIRIA, apresentando as escolas Apoteose do Samba e Deu Chucha na Zebra. NÃO PERCAM!


Diego Moreira
Administrador, empresário e aspirante a palestrante.
Apaixonado por carnaval, música, cerveja e mulher (não necessariamente nessa mesma ordem!), é torcedor fanático do Colorado e da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Acredita no potencial humano, porém anda um pouco desacreditado com a humanidade como um todo.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/AdmDiegoMoreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...