quarta-feira, 23 de março de 2011

Esquenta BATIRIA!

Semana decisiva no carnaval de Uruguaiana. Pois é meu povo, a partir de quinta-feira as nossas escolas de samba vão mostrar o seu trabalho de quatro meses (infelizmente, pois carnaval de qualidade e auto sustentável se faz em doze meses!).

Os ensaios técnicos mostraram o que as principais agremiações tem de melhor e também a corrigir para os desfiles. Nesta semana vamos falar no Esquenta BATIRIA sobre as escolas de samba Unidos da Ilha do Marduque, e a atual campeã, Unidos da Cova da Onça.

Mas primeiro, vamos às críticas. Domingo desfilei no ensaio técnico da Bambas da Alegria, e assisti o ensaio técnico da Unidos da Cova da Onça. Em Uruguaiana, ainda não se trata desfile técnico com a importância que o mesmo deve ser tratado, e aí fica evidente a questão da ausência de um local apropriado para os desfiles de carnaval (sambódromo?).

A falta de organização é total, na medida em que todo mundo entra na pista de desfiles, atrapalha as evoluções das escolas e tudo o mais. Tudo bem que para evitar isso os cruzamentos teriam que estar fechados, porém o trânsito seria prejudicado durante a semana que antecede o carnaval. Mas quando não se tem um local próprio para este tipo de espetáculo, complicação no trânsito é um preço que se paga por organizar um evento da magnitude que é o carnaval de Uruguaiana.

Outro ponto que ressalto é a questão do som na avenida. Suponho que no ensaio técnico as escolas tem que ter as condições "normais" de desfile, incluindo-se aí a sonorização. Nada contra a empresa que atua no nosso carnaval, que faz o máximo que pode com a estrutura que tem, mas o patamar do espetáculo agora é outro. Muitos falarão em custos, despesas maiores. Eu falo em investimento. O som é parte muito importante para a carnaval, tanto para quem assiste, mas principalmente para a própria escola, que pode perder pontos preciosos em harmonia se houver falhas, ou mesmo diferenças no "tempo do som". Nos ensaios técnicos, além de tudo, faltavam caixas de som no longo da avenida, atrapalhando muitos componentes no canto.

Depois do carnaval vou escrever sobre minhas idéias e sugestões para contribuir, pois além de tudo, sou muito crítico, mas principalmente com o carnaval porque sou um apaixonado pela folia, e sei bem o retorno financeiro que esta festa pode trazer para o nosso município. Pena que a maioria dos dirigentes olhem só para seus umbigos, ilhados pelo seus próprios egos.

Mas vamos falar de coisas boas. Encerrando a nossa série sobre as escolas de samba do Grupo Especial, hoje vamos falar de Ilha do Marduque e Cova da Onça.


E.S. UNIDOS DA ILHA DO MARDUQUE

A azul e branco está mordida por não ter conquistado o tricampeonato em 2010. E para recuperar o primeiro posto no carnaval uruguaianense, a escola do bairro Mascarenhas de Moraes conta mais uma vez com a força de sua comunidade para colocar na passarela do samba o enredo "O sonho do Beija-Flor", uma homenagem à escola de samba carioca campeã em 2011.

Mestre sala e porta bandeira Ilha do Marduque - Carnaval 2010

Tendo desfilado com 1.200 componentes em 2010, a escola busca reconquistar a hegemonia com muito luxo, e com algumas parcerias com a própria homenageada. Apostando novamente em um desfile técnico, a agremiação conta com uma das melhores baterias do Grupo Especial. A "Baterilha", comandada pelo mestre Renatinho, dá embalo ao samba enredo complicado de cantar, porém promete contagiar na avenida.

FICHA TÉCNICA:
Nome: Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque
Bairro: Mascarenhas de Moraes
Fundação: 13 de Janeiro de 1977
Colocação no Carnaval 2010: vice-campeã
Cores: azul e branco
Símbolo: Esfinge
Presidente: Nico Comis
Intérprete oficial: Jorginho da Beija-Flor
Enredo: O sonho do Beija-Flor


S.R.C.E.S. UNIDOS DA COVA DA ONÇA

A atual campeã do carnaval de Uruguaiana busca manter a hegemonia e conquistar o bicampeonato com o enredo "Arroz: do Império do Meio ao Pampa Gaúcho, o grão que vale ouro". A escola, que desfilou com 1.107 componentes em 2011, trás muita garra e a força de sua comunidade, aliada a maior torcida de Uruguaiana, na busca do bi que não acontece desde 1996.


Abre alas Cova da Onça - Carnaval 2010

Mesmo com dificuldades no samba, que supostamente foi plagiado, a escola mudou a letra e conta com alegorias grandiosas e fantasias confeccionadas no Rio de Janeiro, além da bateria "Furiosa", a única em Uruguaiana com dois mestres: mestre Lucas e mestre Junior, que buscam mais um 40. No carro de som a escola traz ninguém menos que Ito Melodia, o intérprete Estandarte de Ouro do carnaval carioca.

FICHA TÉCNICA:
Nome: Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Unidos da Cova da Onça
Bairro: Boa Vista
Fundação: 16 de Janeiro de 1970
Colocação no Carnaval 2010: campeã
Cores: vermelho e branco
Símbolo: Onça
Presidente: José Carlos Zaccaro
Intérprete oficial: Ito Melodia
Enredo: Arroz: do Império do Meio ao Pampa Gaúcho, o grão que vale ouro


OBS: devido a algumas falhas no servidor, não pude postar os vídeos com os sambas de enredo das duas escolas de hoje. Segue o link para quem quiser ouvir o áudio dos sambas:

E.S. UNIDOS DA ILHA DO MARDUQUE: http://www.youtube.com/watch?v=NEsQK8yXgd4

S.R.C.E.S. UNIDOS DA COVA DA ONÇA: http://www.youtube.com/watch?v=915NIbgEzEE



Diego Moreira
Administrador, empresário e aspirante a palestrante.
Apaixonado por carnaval, música, cerveja e mulher (não necessariamente nessa mesma ordem!), é torcedor fanático do Colorado e da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Acredita no potencial humano, porém anda um pouco desacreditado com a humanidade como um todo.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/AdmDiegoMoreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...