segunda-feira, 28 de março de 2011

Esquenta BATIRIA!

Chegamos ao Esquenta BATIRIA pós-carnaval 2011 em Uruguaiana.

Este ano, o terceiro melhor carnaval do país reservou boas surpresas para os foliões. Os Rouxinóis desfilaram muito bem, assim como Bambas da Alegria, que desbancou a Ilha do Marduque na terceira posição. Outras escolas do Grupo Especial também demonstraram que estão aprendendo a fazer carnaval sério e com responsabilidade.

A grande campeã, ou melhor, bicampeã, foi a Unidos da Cova da Onça, trazendo o arroz como enredo, fez mais uma vez a Avenida Presidente Vargas tremer quando passou, comprovando que tem a maior torcida de Uruguaiana. O título foi decidido apenas nos quesitos de desempate, pois Os Rouxinóis disputaram até o final o título.

Acadêmicos do Negão se apresentará no Grupo Especial ano que vem, no lugar de Imperadores do Sol, rebaixada.

Veja a colocação e a pontuação do Grupo Especial:

1º. - Cova da Onça: 438,2 pontos
2º. - Os Rouxinóis: 438,2 pontos
3º. - Bambas da Alegria: 436,6 pontos
4º. - Ilha do Marduque: 430,4 pontos
5º. - Apoteose do Samba: 422,4 pontos
6º. - Acadêmicos de São Miguel: 421,4 pontos
7º. - Deu Chucha na Zebra: 417,5 pontos
8º. - Imperadores do Sol: 391,5 pontos


Considerações gerais sobre os desfiles do Grupo Especial:

Imperadores do Sol: apresentando muitas dificuldades, a escola foi rebaixada com justiça, pois fez um desfile precário em se tratando de quesitos técnicos, com evolução, conjunto, mestre sala e porta bandeira muito fracos. Em 2012 no Grupo de Acesso, a escola do Bairro São João deve ser campeã, porém deve aprender a fazer carnaval de forma mas técnica.

Deu Chucha na Zebra: a escola só se safou do rebaixamento em virtude dos dois péssimos desfiles da Imperadores do Sol. Fantasias e alegorias muito fracas, além de evolução e harmonia prejudicadas. A escola deve repensar seu modo de fazer carnaval se quiser voltar a ser como foi um dia.

Acadêmicos de São Miguel: mais uma escola que demonstrou crescimento técnico e profissional. Além de já possuir sua sede própria, uma das escolas mais jovens de Uruguaiana com apenas quatro anos já se posiciona no Grupo Especial por três anos consecutivos.

Apoteose do Samba: retornando ao Grupo Especial, a Apoteose realizou um bom desfile, e promete incomodar daqui a alguns carnavais se continuar nesse ritmo de fazer carnaval sério e profissional.

Ilha do Marduque: conhecida por fazer desfiles técnicos, este ano a Marduque teve vários pecados neste sentido, além dos problemas com suas alegorias na primeira noite. Mas o que mostra que a Ilha não veio bem é que na segunda noite, com tudo correndo normalmente, mesmo assim a escola ficou na quarta posição. Louvo a força da comunidade da bairro Mascarenhas de Moraes, mas agora é pensar no carnaval 2012 e buscar o título.

Bambas da Alegria: uma das gratas surpresas em 2011, a escola mostrou que pode sim quebrar a hegemonia das "três grandes" do carnaval uruguaianense. Crescendo ano a ano, Bambas da Alegria desfilou bem em relação ao ano passado, e pode estar surgindo uma nova campeã para os próximos anos se a agremiação seguir trabalhando firme e pra frente como está fazendo.

Os Rouxinóis: a verde e branco mostrou a que veio, e sem alarde, disputou décimo a décimo o título. Para muitos encarado como surpresa, eu já previa isso. Nunca se pode duvidar da força e garra da mais tradicional escola de samba de Uruguaiana, que virá "mordida" no próximo ano.

Cova da Onça: bicampeã com justiça, mostrou muito luxo na avenida, porém carnaval não é só visual, também há aspectos técnicos onde a escola pecou, e por isso deixou o título em aberto. A diretoria da escola está de parabéns pelo ótimo trabalho realizado e pelo título.

No decorrer do ano, a coluna Esquenta BATIRIA volta sempre. Vou procurar escrever pelo menos uma vez por mês, trazendo novidades do Carnaval de Uruguaiana e Brasil afora, justificativas e muito mais, além das sugestões e opiniões que começarei a escrever na semana que vem. Espero que as escolas de samba trabalhem no seu carnaval o ano inteiro.


Diego Moreira
Administrador, empresário e aspirante a palestrante.
Apaixonado por carnaval, música, cerveja e mulher (não necessariamente nessa mesma ordem!), é torcedor fanático do Colorado e da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Acredita no potencial humano, porém anda um pouco desacreditado com a humanidade como um todo.
SIGA NO TWITTER: twitter.com/AdmDiegoMoreira

Um comentário:

  1. Achei muito interessante o carnaval desse ano mesmo. Algumas escolas dando um show, enquanto outras se apagaram. Foi bom ver uma escola que não estava entre as 3 favoritas, mostrando que também não está aí pra brincar. É lindo ver como está crescendo o nosso carnaval. Porém,por não ser cega, achei um resultado muito estranho, a dobradinha de "empate" no carnaval. Qualquer um viu quem estava apto a ganhar. Quisá, a que ficou em terceiro, deveria ficar em segundo lugar. Acho que quanto maior o nome, maior a responsabilidade e investimentos devem ser feitos na escola, pra não ficar feio. Mas não foi o caso desse ano. Ademais, Cova da Onça, mais que mereceu o título!!

    ResponderExcluir

Comente, participe! A equipe KH espera por você!
Nos mande seu e-mail ou MSN para conversarmos!

Dê uma olhadinha também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...